Face à declaração da Mpox pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública de interesse internacional em Agosto último, as autoridades sanitárias moçambicanas têm estado a elevar os níveis de alerta para responder a eventuais casos de Mpox no país.

O Director Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, explicou a importância da declaração de emergência de saúde pública, referindo que esta garante uma melhor coordenação das acções de prontidão, resposta e mobilização de recursos.

Neste momento, o país não tem casos confirmados da doença e não declarou emergência. A elevação do nível de alerta, segundo o dirigente, permite a realização de acções de prevenção e preparação.

No quadro das acções de reposta a eventuais casos da doença, o MISAU elaborou um plano de promoção e resposta a possível ocorrência de casos no país, para além de acções de comunicação de risco, em paralelo com o fortalecimento da capacidade laboratorial para testagem e outra actividades.

Quinhas Fernandes assegura que Moçambique dispõe de capacidade laboratorial para testar e confirmar os casos de Mpox no Instituto Nacional de Saúde.